Home » Arduino » Arduino Regador – Irrigador de plantas Automatizado

Arduino Regador – Irrigador de plantas Automatizado

Quando se viaja muito e repentinamente descobre-se que não só você, mas toda a sua família o acompanhará e ficarão um longo período fora, você tem de agir em pouco tempo para prover o bem estar de suas plantas e, no meu caso,  manter meu casamento ileso !-D

Projeto

A solução para molhar as plantas é bastante simples. Um arduino uno juntamente com o módulo controlado pelo chip TM1638 e um relé (que veio no kit do Arduino Uno) fazem o trabalho de ligar uma válvula solenóide  que, por sua vez, permite a passagem de água para um aspersor molhar as plantas.

Como válvula, foi usada uma que eu tinha de uma sucata de máquina de lavar roupa. Aplica-se diretamente 110V para acioná-la, portanto bastou conectar 2 fios da rede elétrica passando pelo relé para funcionar, não havendo a necessidade de uma fonte de alimentação dedicada.

Código

O código foi desenvolvido no Atmel Studio com o plugin Visual Micro, o que agiliza em muito a produção e teste. O código é bastante simples, feito à noite em aproximadamente umas 3 horas (na ante véspera da viagem), mas tem alguns detalhes interessantes :

  1. A hora atual é exbida constantemente e ajustável em hora e minuto por dois botões.
  2. Pino que liga o relé é configurável.
  3. 2 temporizadores ajustáveis
  4. Tempo de permanência do relé ligado é também configurável.
  5. Um botão tipo menu comuta entre os itens  Pino / t-on / t1 / t2 / reset
  6. Todas as alterações são salvas em EPROM, inclusive o tempo atual, dessa forma caso haja uma falta de luz de curta duração, quando o Arduino voltar a vida retornará com a hora salva. Ia colocar um RTC, mas julguei não necessário tal preciosismo.  (Nota atual: e de  fato não foi !!)

Módulo TM1638

TM1638 module

Gosto muito, sempre que possível, de usar o módulo ao lado por que ele traz, junto com o Arduino, uma solução completa (econômica também). O dueto provê : Processamento, entrada e saída de dados. O módulo possui um display de 8 dígitos (cada qual com 8 segmentos) , 8 leds bi-colores (verde e vermelho) e 8 botões . E o melhor é que para usar o módulo bastam apenas 3 fios além da alimentação.

Já existe uma biblioteca para arduino chamada tm1638-library . Para usá-la basta apenas criar um objeto já passando os três pinos usados para conectá-lo e usar em seguida o método setupDisplay(true, 7) para ativá-la e definir a intensidade do display (de 0 a 7).  Métodos para verificar o pressionamento do botão, ligar os leds e escrever no display estão presentes e são todos intuitivos e fáceis de usar.

Código Fonte

Preços

Total   = R$80,00

Casamento – “Não tem preço” ! wlEmoticon-smile.png

Referências

  1. Módulo TM1638
  2. Biblioteca TM1638 para Arduino por Ricardo Batista

Download

atmel-projectArduinoRegador.zip

 

 

 

3731 Total 13 Visualizações

About 

System development consultant
He graduated from UFF in Software development
A lot of experience in development process and management .
International expertise : USA (1 yr) and Italy (3 yrs) where He played as system team leader .
Fluently in italian and english.
He Lives now in Rio de Janeiro, Brazil

    Find more about me on:
  • googleplus
, , ,
  • Marcus Aleks

    Sensacional! Usando a tecnologia para simplificar a vida!

    • admin

      Obrigado grande Marquinhos! Forte abraço.

  • Giulia

    tem foto do projeto montado?