Home » Java » JGraph » Tutorial JGraph – parte 1 – Apresentação

Tutorial JGraph – parte 1 – Apresentação

Introdução

Se sua aplicação necessita apresentar grafos ou mesmo criá-los e interagir com estes, uma das melhores opções que existem no mercado, certamente,  é a biblioteca mxGraph.

mxGraph é ubíquo. Foi portado para várias linguangens, dentre elas: Javascript, PHP, .NET e Java; além do mais não creio que ofereça muitas dificuldades em portá-lo para outras. Apesar de ser uma biblioteca muito extensa e complexa, seus desenvolvedores procuraram respeitar os bons padrões, o que facilita sua portabilidade (ou, no mínimo, complica menos!-D ).

Aqui abordaremos apenas a versão Java, pois além de ser gratuita (respeitando-se os termos da licença BSD) é escasso o material didático que se encontra a respeito.

Documentação

Como já mencionado, a documentação disponível é insignificante. Basicamente temos o manual  do usuário (User Manual) , o fórum  (fechado agora) e alguns poucos vídeos sobre a versão em JavaScript no youtube.

O fórum é excelente para dirimir as dúvidas iniciais. Como a arquitetura de classes para os neófitos é algo quase que criptografado, neste primeiro impacto, o fórum ajuda muito, pois  respostas, as dúvidas comuns de um primeiro olhar, encontram-se respondidas lá. Porém algum tempo depois, já tendo recebido a faixa azul dos mestres do JGraph , não há nada melhor do que buscar no próprio código fonte da biblioteca as repostas aos nossos problemas.

Como líder de um grande projeto, tive de prospectar muita informação a respeito desta biblioteca para estar ciente se de fato seria capaz de atender às nossas expectativas. Tal exigência trouxe-me admiração pelos desenvolvedores da biblioteca e perplexidade diante da total falta de informação. Logo, na medida do possível, tentarei elucidar os aspectos principais em uma série de artigos.

Os artigos tenderão a ser curtos e objetivos. Referências e código fonte dos projetos estarão à disposição para tornar a informação coesa e didática o máximo possível. Caso queiram corrigir-me em algum erro que tenha cometido ou pedir que algum assunto em particular seja explorado sintam-se a vontade.

A biblioteca

Ao fazer o download da biblioteca (no momento na versão 2.5.0.1)  e descompactá-la você encontrará a seguinte estrutura de diretórios:

Estrutura diretório

docs _ encontra-se o manual e, mais útil que este, o javadoc gerado*.

examples _ tem uma série de exemplos muito úteis e dentre estes destaca-se o GraphEditor que utiliza muitos aspectos interessantes da biblioteca.

lib _ a biblioteca já compilada (jgraphx.jar)

src _ os fontes da biblioteca

* Apesar do javadoc ser interessante, não traz também lá muita informação. Uma descrição um pouco melhor sobre as classes e métodos pode ser encontrada na documentação da versão em JavaScript.

Referências

  1. JGraphX hospedado no repositório GitHub
  2. Fórum antigo
  3. Fórum atual
  4. Documentação da API Javascript
867 Total 2 Visualizações

About 

System development consultant
He graduated from UFF in Software development
A lot of experience in development process and management .
International expertise : USA (1 yr) and Italy (3 yrs) where He played as system team leader .
Fluently in italian and english.
He Lives now in Rio de Janeiro, Brazil

    Find more about me on:
  • googleplus
, ,